| BOA NOITE COLEGAS E PROFESSORES!
Com o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e sociais é muito difícil fazer previsão sobre como fica a educação, e nesse contexto, a educação matemática. No entanto, pode-se ter certeza de estar no caminho certo se a escola conseguir preparar os estudantes para enfrentar situações novas com criatividade e entusiasmo diante do desafio,em vez de serem instrumentalizados com fórmulas e modelos-padrão aplicáveis em situações conhecidas e específicas.
Sabe-se que o conhecimento do conteúdo é indispensável a qualquer professor, mas o ensino de Matemática, como de qualquer outra ciência, exige uma visão crítica, epistemológica, caso contrário, a educação está fadada ao fracasso.
O despreparo do professor, principalmente o de Matemática, parece contribuir decisivamente para a crise no ensino em geral, porém, há muitos outros fatores que interferem em tal processo. nesta situação de abandono e descalabro em que se encontra a educação em nosso país, resta ao professor buscar melhorar a qualidade do seu ensino e não se acomodar ou relegar a segundo plano o seu preparo, por pura comodidade.
Abraços.
| Olá sirlene tb quero parabenizar-lhe pelas contribuições sempre muito coerentes.
aproveitando a oportunidade quero afirmar que o educador matemático necessita vivenciar as mudanças que estão ocorrendo na sociedade e transpor isso para sua aulas de matematica, haja vista que essa disciplina tem função fundamental na nossa vida diária. Dessa forma o propfessor podetrabalhar a matemática dando a ela significados e, nesse sentido, torna-se vital que o educador esteja preparado para tal fuinção. Isso leva-nos a pensar na necessidade de uma política educacional que vise a formação continuada desse profissional de maneira que o professor possa atingir o objetivo maior da educação: o exercício da cidadania. |
| <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> É bem sabido que a educação deve estar comprometida com o desenvolvimento integral da pessoa, e que a escola deve preparar o cidadão a fim de que ele possa ter pensamentos autônomos, que ele saiba criticar e tomar decisões por si mesmo. Por isso o aluno deve ser preparado para a vida. Entre todas as finalidades da educação, pretende-se que através dela o aluno consiga compreender os fenômenos ocorridos no mundo utilizando os conhecimentos científicos, e também os seus conhecimentos empíricos, portanto, ele deverá planejar, executar e avaliar estratégias de trabalho centradas na solução de problemas. Neste contexto, percebemos que a Matemática de ser melhor compreendida, e a sua linguagem deve ser traduzida e encorporada, para que os alunos possam utilizá-la em situações reais e ainda como um instrumento de auxílio em muitos outros ramos da ciência. Por isso compreendemos que no mundo atual a reflexão sobre a linguagem e seus sistemas, é mais do que necessidade é uma garantia de participação ativa na vida social; a cidadania desejada. E sem a incorporação das linguagens específicas dificilmente a educação terá um sentido capaz de promover um desenvolvimento pessoal e social.
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| Boa noite a todos e a todas,
Realmente a evolução tecnológicas acarretam mudanças educacionais contundentes. O futuro da educação no Brasil dependerá de como a educação será praticada, do envolvimento dos educadores e da postura dos profissionais de educação.
Em particular, a educação matemática terá seu rumo definido de acordo com os investimentos na área e de políticas públicas mais adequadas. É necessário preparar bons professores e para isto o investimento não deverá ser somente de cunho financeiro. É importantíssimo adequar os espaços físicos no ambiente escolar e repensar a atual educação brasileira onde o professor tem que ter uma carga horária muito grande para poder compensar os baixos salários, não tendo tempo para prepar aulas ou projetos mais atraentes.
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| Oi Sirlene; Ratifico o comentário de professora Flaviana. Saudações acadêmicas; Professor Celso. |
| Olá Sirlene, a maturidade dos seus comentários e a segurança com que escreve transmite a certeza de que estamos no caminho certo. Trabalhando segundo suas idéias (que refletem tudo que temos estudado até aqui) e tendo espaço para discutirmos sempre mais garantiremos uma educação de mais qualidade, para a cidadania, como é o objetivo. Abraços e parabéns, Flaviana. |
| <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; text-indent:35.45pt; line-height:150%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> Oi Professor Celso! Vive-se num mundo eminentemente tecnológico. Se quisermos ajudar o aluno a posicionar-se criticamente diante dos desafios impostos por esta nova realidade, o educador matemático, no desenvolvimento de sua ação docente deve apresentar os conteúdos de forma a facilitar a discussão em sala de aula, trabalhando as questões contextuais com a intenção de inserir aplicações dos conceitos matemáticos na vida real, como forma de indicar novos caminhos para a relação professor-aluno-Matemática, de maneira que a Matemática assuma o papel que a sociedade espera dela, que é estar ao alcance do aluno e tornar-se prática em suas vidas, ajudando os em suas relações com o meio social em que vivem. Que o enfoque e a abordagem dos temas fujam do tradicional, e as propostas interdisciplinares sejam adequadas à realidade do aluno, usando a Matemática como linguagem e ferramenta para resolver problemas de outras áreas do conhecimento e servir de base para o progresso científico, tecnológico e social da humanidade. Mais ainda, que em seu dia-a-dia escolar o professor desenvolva um trabalho que privilegie mais o raciocínio do que a memória, e em que a investigação, o incentivo à curiosidade científica e a preocupação com a cidadania estejam presentes. Creio que assim é possível educar para a cidadania. Até breve. |
| Olá Flaviana e colegas!
Com relação a esta mudança de postura, espera-se que o educador matemático apresente propostas metodológicas inovadoras e tratamento temático acessível, partindo sempre daquilo que interessa ao aluno, do que é presente em seu cotidiano, para depois apresentar o conhecimento sistematizado. Que se preocupe com sua própria formação para um melhor desempenho diante da realidade do ensino, seja em cursos, realizando leituras sobre a história da matemática como instrumento que possibilita perceber o papel dessa disciplina na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio.
Mais ainda, espera-se que o educador matemático, através da contextualização e da interdisciplinaridade consiga retirar o aluno da condição de espectador passivo, estabelecendo relação entre o que ele aprende na escola e na vida, suas práticas políticas, seu corpo, suas práticas culturais e de comunicação da sociedade em que vive.
Até breve! |
| Oi Sirlene; Gostaria que você complementasse a discussão, se posicionando a respeito do educador matemático, numa perspectiva de se estabelecer relações em que a Matemática ajuda o aluno no sentido de ter uma visão crítica de certos problemas do modo mais adequado Aguardo seu novo post. Um abraço acadêmico; Professo Celso Luiz. |
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