Quem Somos?

Minha foto
ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB-UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-PÓLO IRECÊ.

21 junho 2010

Fórum de Discussão I Tema: Como fica a educação quando as perspectivas futuras são incertas? O que se espera da escola na sociedade contemporânea? E do educador matemático?

  
foto.jpg
Educação e o avanço tecnológico.
por FRANCISCA MARIA ALVES DE OLIVEIRA IRE-20091-MAT-G10 - quarta, 19 maio 2010, 23:27

A educação vem sofrendo algumas mudanças de acordo com as
necessidades da sociedade, visto que com o avanço tecnológico
os educadores precisam inovar, acompanhando esse avanço,
pois as espectativas em relação à escola é que de lá saia um
cidadão crítico e participativo.
Todo educador deve está atento a esses avanços, em particular
o educador matematico, que deve utilizar recursos inovadores
para despertar o aluno para o aprender, e acabar com o mito
de que a Matemática é a disciplina chata do currículo. 
 
 
 
 



niviajpegue
Vendo a incusão diginal na escola e na sociedade contemporânea
por NIVANIA DE SOUZA OLIVEIRA VIANA IRE-20091-MAT-G10 - quinta, 22 abril 2010, 15:26


<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->
Insertas ou não o papel da escola é formar cidadãos, com responsabilidades, tendo em vista o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, humana. A educação é um caminho a seguir, para a busca de uma vida ou qualidade de vida melhor as tecnologias bem presentes nos dias de hoje, promove uma inovação nesse processo educacional, bem como no cotidiano dos educandos e educadores, na promoção de uma didática qualificada para professor e aluno.
O que se espera da escola ou da educação em si, é mais do que temos, é professores qualificados e atuando em suas áreas específicas de formação, é usar e explorar os recursos tecnológicos inseridos no ambiente escolar. A busca de conhecimento e sua prática são desafios que já vem sendo quebrados, como educando e educadora vejo a educação como princípio fundamental no desenvolvimento humano. E essa busca atualiza o processo ensinoaprendizagem.
Quanto ao educador matemático, cabe a cada um uma tarefa, tarefa essa de minimizar ao máximo os traumas deixados no passado, por educadores que passavam essa disciplina como sendo um "bicho" ou, uma matéria para poucos, ou para os mais inteligentes. Uma tarefa difícil, mas não impossível, a educação nos mostra caminhos e oportunidades de aprender e ensinar novas práticas e métodos de ensino como diria Paulo Freire quem ensina aprende e quem aprende ensina. Veja um pouco mais no site:

http://br.monografias.com/trabalhos/escola-sociedade-informacao-
mundo-trabalho/escola-sociedade-informacao-mundo-trabalho.shtml
niviajpegue
Re: Vendo a incusão diginal na escola e na sociedade contemporânea
por NIVANIA DE SOUZA OLIVEIRA VIANA IRE-20091-MAT-G10 - sábado, 24 abril 2010, 09:50

Bom dia Flaviana, a educação como um todo é uma caixinha de surpresas e o professor tem que ser mais que professor para lidar com inumeras mudanças e transformações existentes no dia-dia escolar. A matemática traz em seus conteúdos aulas práticas com ótimas demonstrações, para alunado essas demonstrações facilita no aprendizado e deixa a aula rica e prazerosa, cabe ao professor inovar, buscar outras formas de aprendizado, manter a disciplina e uma boa harmania com a turma.
foto.jpg
Re: As implicações do ser professor.
por FRANCISCA MARIA ALVES DE OLIVEIRA IRE-20091-MAT-G10 - quinta, 20 maio 2010, 16:15

É isso ai Rogério,
apesar da indisciplina está cada vez mais presente na sala de aula,
não devemos perder a esperança, cruzar os braços e deixar o barco afundar, devemos lutar para melhorar esse quadro, dando o melhor
de nós pela a educação, inovando, buscando sempre o interesse do
aluno.
 
 
foto
O processo educacional na sociedade contemporânea
por Lucia Lessa PF - quarta, 14 abril 2010, 17:35

Olá aluno (a)!

Exponha suas reflexões e posicionamento sobre:
1. Como fica a educação quando as perspectivas futuras são incertas?
2. O que se espera da escola na sociedade contemporânea? E do educador matemático?
Para participar desse fórum você deverá seguir as normas estabelecidas abaixo, ou seja, você poderá ser participante, colaborador ou interventor.

Veja os critérios:
Participante - Não oferece contribuição para a discussão; não há evidências de que apresenta conceitos ou opiniões. Apenas participou porque emitiu uma mensagem, expôs-se frente ao grupo, mas não traz contribuições significativas à temática, não informou nem sugeriu com links, ou outros textos de suporte; (valor 0,5);
Colaborador - Faz intervenções relacionais colabora com algumas reflexões e indicações referentes à temática em questão; explicita conceitos e expressa posturas, traz alguns elementos para a discussão, mas não vai além do texto, não aprofunda; (valor 1,0);
Interventor - Faz Intervenções interpretativas e críticas, além de possuir todas as características sujeito colaborador, acrescenta novos elementos à discussão da temática; dá outro direcionamento à discussão, desdobrando-a; sistematiza, amplia o assunto abordado. (valor 2,0);
Aguardamos a sua contribuição.
um abraço.
Lúcia Lessa

 
 
 
SIRLENE
A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por SIRLENE CARVALHO ROCHA FRANCA IRE-20091-MAT-G10 - sexta, 30 abril 2010, 20:56

BOA NOITE COLEGAS E PROFESSORES!

Com o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e sociais é muito difícil fazer previsão sobre como fica a educação, e nesse contexto, a educação matemática. No entanto, pode-se ter certeza de estar no caminho certo se a escola conseguir preparar os estudantes para enfrentar situações novas com criatividade e entusiasmo diante do desafio,em vez de serem instrumentalizados com fórmulas e modelos-padrão aplicáveis em situações conhecidas e específicas.

Sabe-se que o conhecimento do conteúdo é indispensável a qualquer professor, mas o ensino de Matemática, como de qualquer outra ciência, exige uma visão crítica, epistemológica, caso contrário, a educação está fadada ao fracasso.

O despreparo do professor, principalmente o de Matemática, parece contribuir decisivamente para a crise no ensino em geral, porém, há muitos outros fatores que interferem em tal processo. nesta situação de abandono e descalabro em que se encontra a educação em nosso país, resta ao professor buscar melhorar a qualidade do seu ensino e não se acomodar ou relegar a segundo plano o seu preparo, por pura comodidade.

Abraços.
Imagem de FRANCISCO FERREIRA DOS SANTOS IRE-20091-MAT-G10
Re: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por FRANCISCO FERREIRA DOS SANTOS IRE-20091-MAT-G10 - quinta, 20 maio 2010, 23:32

Olá sirlene tb quero parabenizar-lhe pelas contribuições sempre muito coerentes.
aproveitando a oportunidade quero afirmar que o educador matemático necessita vivenciar as mudanças que estão ocorrendo na sociedade e transpor isso para sua aulas de matematica, haja vista que essa disciplina tem função fundamental na nossa vida diária. Dessa forma o propfessor podetrabalhar a matemática dando a ela significados e, nesse sentido, torna-se vital que o educador esteja preparado para tal fuinção. Isso leva-nos a pensar na necessidade de uma política educacional que vise a formação continuada desse profissional de maneira que o professor possa atingir o objetivo maior da educação: o exercício da cidadania.
Imagem de MARINALDO FERREIRA DOS SANTOS IRE-20091-MAT-G10
Re: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por MARINALDO FERREIRA DOS SANTOS IRE-20091-MAT-G10 - quinta, 20 maio 2010, 21:23

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->
É bem sabido que a educação deve estar comprometida com o desenvolvimento integral da pessoa, e que a escola deve preparar o cidadão a fim de que ele possa ter pensamentos autônomos, que ele saiba criticar e tomar decisões por si mesmo. Por isso o aluno deve ser preparado para a vida.
Entre todas as finalidades da educação, pretende-se que através dela o aluno consiga compreender os fenômenos ocorridos no mundo utilizando os conhecimentos científicos, e também os seus conhecimentos empíricos, portanto, ele deverá planejar, executar e avaliar estratégias de trabalho centradas na solução de problemas. Neste contexto, percebemos que a Matemática de ser melhor compreendida, e a sua linguagem deve ser traduzida e encorporada, para que os alunos possam utilizá-la em situações reais e ainda como um instrumento de auxílio em muitos outros ramos da ciência.
Por isso compreendemos que no mundo atual a reflexão sobre a linguagem e seus sistemas, é mais do que necessidade é uma garantia de participação ativa na vida social; a cidadania desejada. E sem a incorporação das linguagens específicas dificilmente a educação terá um sentido capaz de promover um desenvolvimento pessoal e social.

PERFIL
Re: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por NEILTON SATEL DOS SANTOS IRE-20091-MAT-G10 - quinta, 20 maio 2010, 20:37

Boa noite a todos e a todas,

Realmente a evolução tecnológicas acarretam mudanças educacionais contundentes. O futuro da educação no Brasil dependerá de como a educação será praticada, do envolvimento dos educadores e da postura dos profissionais de educação.
Em particular, a educação matemática terá seu rumo definido de acordo com os investimentos na área e de políticas públicas mais adequadas. É necessário preparar bons professores e para isto o investimento não deverá ser somente de cunho financeiro. É importantíssimo adequar os espaços físicos no ambiente escolar e repensar a atual educação brasileira onde o professor tem que ter uma carga horária muito grande para poder compensar os baixos salários, não tendo tempo para prepar aulas ou projetos mais atraentes.
Imagem de Celso Luis de Freitas Dantas MAT-TD
Re: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por Celso Luis de Freitas Dantas MAT-TD - sábado, 1 maio 2010, 18:36

Oi Sirlene;
Ratifico o comentário de professora Flaviana.
Saudações acadêmicas;
Professor Celso.
Eu
Re: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por Flaviana Paula Medeiros e Oliveira MAT-TD - sábado, 1 maio 2010, 11:07

Olá Sirlene,
a maturidade dos seus comentários e a segurança com que escreve transmite a certeza de que estamos no caminho certo. Trabalhando segundo suas idéias (que refletem tudo que temos estudado até aqui) e tendo espaço para discutirmos sempre mais garantiremos uma educação de mais qualidade, para a cidadania, como é o objetivo.
Abraços e parabéns,
Flaviana.
SIRLENE
Re: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por SIRLENE CARVALHO ROCHA FRANCA IRE-20091-MAT-G10 - sexta, 30 abril 2010, 23:39

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; text-indent:35.45pt; line-height:150%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->
Oi Professor Celso!
Vive-se num mundo eminentemente tecnológico. Se quisermos ajudar o aluno a posicionar-se criticamente diante dos desafios impostos por esta nova realidade, o educador matemático, no desenvolvimento de sua ação docente deve apresentar os conteúdos de forma a facilitar a discussão em sala de aula, trabalhando as questões contextuais com a intenção de inserir aplicações dos conceitos matemáticos na vida real, como forma de indicar novos caminhos para a relação professor-aluno-Matemática, de maneira que a Matemática assuma o papel que a sociedade espera dela, que é estar ao alcance do aluno e tornar-se prática em suas vidas, ajudando os em suas relações com o meio social em que vivem.
Que o enfoque e a abordagem dos temas fujam do tradicional, e as propostas interdisciplinares sejam adequadas à realidade do aluno, usando a Matemática como linguagem e ferramenta para resolver problemas de outras áreas do conhecimento e servir de base para o progresso científico, tecnológico e social da humanidade.
Mais ainda, que em seu dia-a-dia escolar o professor desenvolva um trabalho que privilegie mais o raciocínio do que a memória, e em que a investigação, o incentivo à curiosidade científica e a preocupação com a cidadania estejam presentes. Creio que assim é possível educar para a cidadania.
Até breve.
SIRLENE
Re: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por SIRLENE CARVALHO ROCHA FRANCA IRE-20091-MAT-G10 - sexta, 30 abril 2010, 23:03

Olá Flaviana e colegas!

Com relação a esta mudança de postura, espera-se que o educador matemático apresente propostas metodológicas inovadoras e tratamento temático acessível, partindo sempre daquilo que interessa ao aluno, do que é presente em seu cotidiano, para depois apresentar o conhecimento sistematizado. Que se preocupe com sua própria formação para um melhor desempenho diante da realidade do ensino, seja em cursos, realizando leituras sobre a história da matemática como instrumento que possibilita perceber o papel dessa disciplina na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio.
Mais ainda, espera-se que o educador matemático, através da contextualização e da interdisciplinaridade consiga retirar o aluno da condição de espectador passivo, estabelecendo relação entre o que ele aprende na escola e na vida, suas práticas políticas, seu corpo, suas práticas culturais e de comunicação da sociedade em que vive.

Até breve!
Imagem de Celso Luis de Freitas Dantas MAT-TD
Re: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS
por Celso Luis de Freitas Dantas MAT-TD - sexta, 30 abril 2010, 21:38

Oi Sirlene;
Gostaria que você complementasse a discussão, se posicionando a respeito do educador matemático, numa perspectiva de se estabelecer relações em que a Matemática ajuda o aluno no sentido de ter uma visão crítica de certos problemas do modo mais adequado
Aguardo seu novo post.
Um abraço acadêmico;
Professo Celso Luiz.

Pesquisar este blog